domingo, 26 de dezembro de 2010

[Review] A Tribute of Mercy - Mortification Tributo (2010)



Com certeza, essa é a coletânea mais esperada de 2010. Idealizada pelo Márllon Matos, da Golgota Records, após meses de muito suor e trabalho, contactando bandas nacionais e internacionais para participar do tributo, está ai esse presente ao Steve Rowe por toda a sua história e contribuição no cenário metálico cristão. É também um presente aos fãs brasileiros, que ao longo dos anos tem mostrado seu carinho pela banda. Agora, é aguardar uma turnê da banda em terras tupiniquins.

Todas as bandas capricharam na homenagem, fazendo o som o mais parecido possível com as versões originais, e alguns vocalistas chegaram até a me convencer de que era o próprio Steve cantando!

O tributo já começa bem, com a introdução de "EnVision Evangelene" (orchestral version). Melodia lírica e orquestral abrindo caminho para os petardos e riffs cortantes que viriam a seguir com "At War With War", através da banda Saint Spirit. Confesso: tá ai uma banda que não me desce, mas aqui eles cumpriram com a proposta, e o baterista/vocalista Rodrigo Bizoro realmente parecia o Steve cantando! Ponto pra eles!

"Gut Wrench", do Ultimatum, ficou simplesmente animal! Essa banda é uma das minhas preferidas do thrash metal. Scott é um baita vocalista e aqui ele se superou de novo! A faixa ficou insana, podrera total, riffs crus e bateria ensandecida. O refrão é a melhor parte.

"Eternal Lamentation" ficou a cargo do Eternal Mystery (será que o nome influenciou? rsrs). Não é um destaque, mas ficou boa também.

"Liberal mediocrity", na minha opinião, foi um dos únicos pontos fracos do álbum. Gravação medíocre. Para um trabalho como esse, sendo um tributo a uma das melhores bandas de metal extrema, a banda The Right Wing Conspiracy deixou muito a desejar. E eu que fiquei com medo de gravar um cover da "Brutal Warfare" com a minha banda. Depois dessa, tenho certeza que não teria ficado tão mau.

"Satan's Doom (live)", como o nome já diz, foi gravada num show ao vivo pela banda Tribal Rites. Confesso que nunca tinha ouvido essa banda (como a maior parte das bandas que fazem parte desse material), mas depois dessa, fiquei até interessado em ouvir. O vocal também está de parabéns!

"Razorback" = extremidade pura! A atmosfera "unblack metal" foi imposta pela Divine Storm ficou muito boa. Casou bem com a música. É daquelas que não sobra pedra sobre pedra! Independente da versão original, essa aqui ficou ótima!

"Human Condition" é uma das músicas que me marcou muito pela sua excelente passagem no clássico DVD do Mortification, "Live Humanitarium". A versão da Brutal War ficou um pouco mais extrema que a original, mas ainda assim, respeitou a banda e proporcionou mais uma ótima faixa a esse tributo.

"Scrolls of Megilloth" é simplesmente um clássico do Mortifa. Tanto o álbum quanto a música. O clipe, então, sensacional. Atmosfera característica do gênero. E como todo clássico, qualquer alteraçãozinha já arde os ouvidos dos fãs. A versão do Behead Demons não ficou ruim, mas nem chega aos pés da original. E o vocal-duplo no refrão (gutural e scream) ficou muito estranho.

Ta ai a melhor gravação do álbum! "Grind Planeterium". Não é a minha música preferida do Mortifa, o que não significa que eu não goste dela. Pelo contrário! Pra mim, Steve Rowe simplesmente arrasa nessa música. E aqui, a versão da já conhecida e amada mineira Krig ficou simplesmente sensacional! Danniel Corpse é um dos melhores vocalistas extremos no Brasil, na minha opinião, e ele conseguiu copiar direitinho as nunaces de Rowe nessa faixa, desde o gutural até o drive no refrão. Isaque Soares, seu companheiro de longa data, é um verdadeiro guitarrista de mão cheia e isso ajudou na hora de gravarem o cover. Além da qualidade musical, é a melhor gravação técnica do álbum também.

Confesso que até hoje nunca tinha ouvido falar em Claudio Passamani. Mais alguém sabe quem ele é? Dei uma pesquisada rápida na internet e só o que descobri é que: o cara não toca...ele humilha! Guitarrista solo, foi simplesmente um dos fundadores da Afterdeath, uma das primeiras bandas de white metal nacional. O cara é um verdadeiro 'guitar hero' nacional. Muita técnica, feeling, harmonia, solos alucinantes. E aqui, ele faz participação em 2 faixas, "Flight of Victory" e "EMD", ambas instrumentais. Na minha opinião, ele é o grande destaque do álbum.

Pra encerrar, a Eternal Mystery fez mais uma participação rápida com a curta (27s) "J.G.S.H".

Entre alguns (poucos) defeitos, o tributo tem mais (muito mais!) acertos. Cumpriu com sua proposta. Homenageou de forma honrosa ao Mortification e o tio Steve. Que esse material chegue as mãos dele o mais depressa possível! E se você ficou curioso, e quer também ouvir esse álbum, aqui vai a dica:

Doe uma quantia em $ para o Steve Rowe, que voltou a ser assombrado pela leucemia e precisa de dinheiro para fazer uma cirurgia. Doe o que você puder, através de:

1- Via Paypal ,no endereço marcos_verissimo_2004@yahoo.com.br

2- Via depósito bancario , *Agência 2853, Conta Poupança 4054-7, Operação 013 ,em nome de Marcos Verrisimo dos Santos Oliveira Caixa Econômica Federal

Quem depositar uma quantia, receberá o link e a senha para download do tributo. Avante, bangers! Vamos ajudar esse visionário a continuar com seu ministério, que tem influenciado e ainda influenciará muitas pessoas e bandas! GOD RULZ!

NOTA 5/5

4 comentários:

Lucas_Believer disse...

"Gut Wrench", do Ultimatum, ficou simplesmente animal! Essa banda é uma das minhas preferidas do thrash metal. Scott é um baita vocalista e aqui ele se superou de novo! A faixa ficou insana, podrera total, riffs crus e bateria ensandecida. O refrão é a melhor parte."

Só se for a pior parte do CD, pelo amor de Deus, Ultimatum é disparado umas das piores bandas de thrash metal cristão que tem até hoje!! O único álbum bom daqueles caras é o "Into the pit", o resto pode jogar-se no lixo!!!

Até o EP do Saint Spirit dá show no CD de covers que essa BOMBA do Ultimatum lançou!!! Mas como dizem, gosto é que nem mulher, cada um tem sua preferência!!!

Agora que pra mim, Ultimatum NUNCA será destaque em coisa alguma musicalmente, isso com certeza!!!

Isma-El Kavallera disse...

Pois é, kra...como vc disse, cada um tem seu gosto

Mas....


[TOP] Melhores CD's do Thrash Metal Cristão
http://rock-white777.blogspot.com/2010/08/top5-melhores-cds-de-thrash-metal.html

6º) ULTIMATUM - PUPPET OF DESTRUCTION (1998)

Lucas_Believer disse...

acho interessante, é todo mundo fizesse um [TOP] Melhores do Thrash metal cristão, com certeza o Ultimatum não figuraria entre os 10 em quase todos os blogs.

A minha ficaria bem assim:

1 - Deliverance - Weapons of our warfare
2 - Believer - Extraction from mortality
3 - Living Sacrifice - Living Sacrifice
4 - Mortification - Break the curse
5 - Vengeance Rising - Human Sacrifice
6 - The Crucified - Pillars of Humanity
7 - Tourniquet - Pathogenic Ocular Dissonance
8 - Seventh Angel - The Torment
9 - Sacrament - Testimony of Apocalipse
10 - Detritus - Perpetual Defiance

Com certeza, muitas pessoas não se basearam nessa lista que eu fiz, e nem na sua. Pelo menos, uma coisa que vcs fizeram que ninguém mais faz, elaborar um TOP Thrash metal cristão, mesmo que seje diferente do que eu e o resto achamos. Parabéns por isso. Se for assim, tenho que fazer o TOP Thrash metal, mas não sob uma única opinião.

Isma-El Kavallera disse...

Vlw, brother!
Fiz essa lista pois eu senti a falta desse reconhecimento no gênero! Claro que SEMPRE haverá divergências de opiniões, por questão de preferência de cada um, isso independe do site ou do autor que fizer a lista, FATO.

Obrigado pelos comentários!
Fique ligado ai conosco...ah, e não se esqueça que a partir de SEGUNDA-FEIRA (03/01/2011), o blog se chamará

www.mortifination.blogspot.com

God Bless!