segunda-feira, 2 de abril de 2012

25 anos de LightForce!!!




Por Márllon Matos e Carol Mariana


Steve Rowe fala sobre os reais motivos do fim da banda, momentos marcantes da época e mais.
Enjoy! ;)

Steve, começando pelo final: qual foi o real motivo da separação do LightForce? Me lembro de ter lido em algum lugar que houve sérias discussões sobre o direcionamento musical que você queria adotar, e com isso houve a ruptura. Isto foi real?

O motivo principal para o fim do Lightforce foi que o guitarrista e o vocalista deixaram a banda em 1989. Eu gostava da abordagem simplista do Heavy Metal tradicional de ‘Battlezone’ & ‘Mystical Thieves’. O baterista e o guitarrista queriam ser mais progressivos, mas as minhas novas músicas de 1989 permaneciam bem simples. Então, houve um conflito de direcionamento aqui. Mas se o guitarrista e o vocalista não tivessem deixado a banda eu não teria parado aquele formato do Lightforce em um milhão de anos!!! Mas isso aconteceu e eu me regrupei com o antigo guitarrista do Lightforce Cameron e Jayson Sherlock na bateria. Gravamos o Break The Curse em 1990 e então tudo prosseguiu bem rápido para o que mais tarde se tornou o Mortification!

Em 2001, logo após as apresentações do Mortification no Brasil, algumas revistas e sites anunciaram que você iria retornar com o Lightforce e acabar com o Mortification. Você tem uma idéia de como este boato pode ter surgido?

Eu acho que algumas pessoas ouviram as músicas demo de 2001 para o Relentless, as quais eram mais Metal tradicional, mas Relentless tinha essas músicas, bem como outras mais pesadas. Eu acho que brinquei que eu deveria chamá-lo de Lightforce. HaHa! Mas ela sempre permaneceu Mort. Aquelas músicas demo serão parte do re-issue do Relentless que será lançado pela Soundmass este ano.

Teve algum show/evento marcante na carreira do Lightforce que você guarda na memória?

Apoiando o Stryper para 5000 pessoas aqui em Melbourne no início de 1989.

Steve, eu notei que, desde os boatos de que o Mortification acabaria e o LightForce voltaria, ao período do último release do LightForce, existe um hiato grande. Neste período, você chegou a contactar os membros antigos do grupo, ou mesmo pensou em reunir a antiga lineup do LightForce e manter a banda como um projeto paralelo, semelhante ao Wonrowe Vision?

Não houve hiato algum e todos os ex-membros do Lightforce de 1987 a 1989 tem sido agora não-cristãos pelos últimos 15 anos. Por isso eu nunca teria regrupado com eles. Triste, mas é verdade! A Grande Queda da Fé!!! Os membros antigos do Lightforce de 1986 ainda são cristãos muito convictos mas o guitarrista Chris Miller teve um ataque cardíaco e voltou pra casa no céu em 2006.

Quando o Mortification iniciou, você se arrependeu do LF ter terminado? Ou simplesmente considerou como o término de uma fase de sua experiência musical e o início de outra?

O término do Lightforce foi a MELHOR coisa que JÁ ACONTECEU em tocar Christian Metal por 28 anos porque o Mort começou!

O Wonrowe Vision gravará algumas faixas do LF. Vocês pretendem regravar as músicas seguindo a mesma linha do heavy metal das garage bands dos anos 80 ou tentarão colocar mais influências como do Classic Rock, Punk Rock, etc?

As duas músicas do Lightforce que estamos fazendo e vamos gravar no 2º album do Wonrowe Vision são de 1986. O LF de 1986 era mais Heavy Rock na abordagem e, assim, é perfeito para WV.

Mysthical Thieves foi o álbum mais bem sucedido da carreira da banda.Vendeu cerca de 13.000 cópias e tem alguns dos maiores clássicos do LightForce. Quais as suas lembranças sobre a gravação deste material e sua tour de divulgação?

Todos nós escrevemos juntos e individualmente. Foi uma época divertida e nós fizemos muitas turnês pela Austrália. Nós apoiamos o Whitecross duas vezes, Leviticus e, como mencionei antes, Stryper! Mystical Thieves foi lançado pela Rure Metal Records nos EUA. Fomos lesados como todo mundo por este selo. A gravação e a capa do album nos custou $11,000 e então assinamos um contrato no qual receberíamos $8000 sobre o lançamento do álbum em vinil, CD e cassete. Nunca vimos um centavo! Eu confrontei o Ray Nenow (o proprietário) em 1993 através de um amigo em comum em Nashville e ele me enviou $300. HaHa!

Quase tão ruim quanto a trapaça que foi e é a KMG/ Intense Records! A KMG/ Intense faliram em 1997 mas nunca vimos um centavo delas exceto pela gravação. Ademais, eles receberam $32,000 da Nuclear Blast Germany por mais de 4 anos, dos quais vimos ZERO! O dono Jimmy Kempner vendeu os direitos dos nossos 6 álbuns do Mort e o vídeo do Live Planetarium em 2000 para KMG. E a KMG ainda "possui?????" os álbuns & video e eles vendem seguramente pelo selo trapaceiro Meis Music Group! Por favor, NUNCA comprem coia alguma dessa gente! Eles tentaram nos subornar com 15% das vendas digitais e eu disse a eles para manter longe a sua oferta embaraçosa de ganhos ilícitos. Eu quero é os direitos dos nossos álbuns de volta!!

Se eu tivesse o dinheiro eu os levaria ao Tribunal nos EUA porque NÃO TEM COMO Adel Meisenheimer, Carolyn Killen ou Jimmy Kempner serem verdadeiros cristãos! O contrato de 1991 é COMPLETAMENTE moral, etica e contratualmente falho. Mas o que posso fazer? Eles são pessoas gananciosas sem senso algum de o que é A COISA CERTA A SE FAZER. Eu os entrego a satanás na esperança de que eles se arrependam antes de morrer! Se eles realmente examinassem a si mesmos nessa situação, então eles saberiam que aqueles álbuns e vídeo pertencem a nós. Mas é muito mais fácil empurrar a convicção do Espírito Santo pra longe, blasfemando assim o Espírito Santo e apenas fazer dinheiro com o Classic Christian Rock & Metal pelo resto das suas vidas. A GRANDE QUEDA DA FÉ! Triste, mas É VERDADE!!

Existe um novo grupo de fãs do Mortification que são bastante jovens e não acompanharam a trajetória do LF. Existe alguma possibilidade de relançar um digipack com a arte do álbum e liner notes originais, incluindo faixas ao vivo, coisas do tipo?

Eu recebi uma oferta para isso vinda da Europa. Então, pode ser que aconteça.

Como a Igreja Cristã se comportava perante vocês? Foram muito criticados?

Nós pertencíamos a uma igreja que realmente nos apoiava e foi a cobertura da missão do Lightforce. Eles de certa forma nos controlavam de uma forma que eu não gostava. Mas mesmo triste, era bom ter pessoas nos mantendo responsáveis. Dave & Rosanna Palmer foram pastores assistentes naquela igreja e então Rosanna's Raiders realmente pavimentaram o caminho para o Lightforce e o Mortification também. A cena do metal cristão aqui era grande no fim dos anos 80 e inicio dos anos 90. Mas agora por causa da GRANDE QUEDA DA FÉ não há mais uma cena de metal cristã aqui de fato. Nem uma verdadeira sequer! Apenas poucas bandas de visão mundial positiva/ comentários sociais que não tem missão alguma além de serem famosas e tentarem e serem Rock stars. Triste, mas é verdade!

Quais são as suas canções favoritas do Lightforce? What are your favorite songs of Lightforce?

‘Choose To Win’, ‘Crossfire’, ‘Eyes Of Destruction’, ‘Mystical Thieves’, ‘City Streets’, ‘You’re So Kind Yours & Mine’ & ‘Pictures’.

Algumas pessoas dizem que o Lightforce fora um tanto subestimado. Qual a sua opinião acerca disto?

Sim, eu acho que, sendo da Austrália, o potencial das bandas foi negligenciado de forma geral pelo resto do mundo.

Já pensou em um show-reunião com a formação clássica da banda?

Nunca faria isso. Assim como nunca faria uma reunião da line-up do Mort de 20 anos atrás. Estamos todos em páginas diferentes na vida mas eu ainda amo todos os envolvidos como bons amigos e parte da minha jornada musical.

Obrigado por mais uma vez conceder esta oportunidade de entrevistá-lo. Sinta-se à vontade para dizer algumas palavras finais aos ‘true metalfans’, que acompanham o seu trabalho e ministério por todos estes anos.

Permaneçam firmes na fé em Jesus e apenas apóiem as verdadeiras bandas do Jesus Metal como AntiDemon & Jerusalem. Se bandas são de visão mundial positiva, comentários sociais ou fazem práticas satânicas como o uso do sinal dos chifres ou pior, usam a prática do ‘corpse paint’ em suas faces, fujam dessas bandas!! Você pode muito bem gastar seu dinheiro apoiando bandas de qualidade tradicionais, como Megadeth por exemplo!
Blessings & Prayers. Steve.

0 comentários: