domingo, 26 de junho de 2011

[Review] Mortification - EnVision EvAngelene (1996)

http://www.femforgacs.hu/userfiles/Image/2008-02-03/Mortification%20-%20Envision%20Evangelene.jpg

O Mortification é uma daquelas bandas que sempre buscou inovar dentro de sua própria sonoridade, aliando outros sub-gêneros ao seu já consagrado death/thrash metal. Steve Rowe é um daqueles caras que sabe fazer bons álbuns, com músicas competentes e letras inspiradíssimas, todas com base explícita nas Escrituras Sagradas.

Em 1996, após a saída de Michael Carlisle (guitarra) e Phil Gibson (bateria), Steve começou sua busca por um novo baterista e um novo guitarrista. O posto de baterista foi assumido pelo amigo de longa data Keith Bannister, que se tornou cristão durante a primeira turnê do Mortification em 1990. O novo guitarrista passou a ser Lincoln Bowen. Juntos, eles gravaram o álbum EnVision EvAngeline. A banda, que já vinha deixando o death metal puro meio que de lado, neste álbum mesclou elementos do classic metal, thrash metal e um pouco de punk em algumas músicas.

O destaque em si já começa logo na 1ª faixa, "EnVision EvAngelene", um épico de quase 19 minutos de duração, contando toda a trajetória da vida de Cristo, do ponto de vista dos anjos! Lliricamente soberba, com uma intro que mescla harpas e o baixo de Steve, passando por riffs e batidas mais pesadas e cadenciadas e, só então, após 5min, a voz de Steve entra em ação. Um clipé foi produzido dessa música. Sem dúvida, um dos clássicos do Mortification, tanto pela inovação quanto pela letra.

A faixa a seguir, "Northern Storm" (outra que ganhou video-clip) aposta mais no thrash metal. A guitarra de Lincoln produz ótimos riffs e tem a base e distorção certa pra música. Uma das melhores faixas do CD.

"Peace In The Galaxy" é outro hit da banda, presente neste petardo. Com uma intro iniciada pelo baixo de Steve, o peso logo toma conta, mesclando um potente thrash metal com grindcore. Destaque também para os solos de guitarra, que, como citado acima, estão bem ao estilo heavy/classic metal.

"Jehovah Nissi"
é outra que usa e abusa desses solos classic. Novamente, a letra é um dos pontos fortes.

"Buried Into Obscurity" e "Chapel of Hope" são duas faixas que mergulham no thrash/grindcore, com ótimas performances destacadas no baixo.

"Noah Was Knower" é uma faixa que mesclou muito bem o thrash metal com o punk. Música com uma ótima pegada e uma das letras mais divertidas do Mortification até hoje. Mais uma que ganhou video-clipe.

Pra encerrar, "Crusade For The King", que ao meu ver, não apresenta nada de mais, em comparação as outras, mas ainda assim fecha dignamente o álbum.

Esse foi o último álbum lançado antes de Steve ser atacado por uma leucemia extremamente rara que quase o levou à morte. "Envision Evangelene" marca o fim de uma era para o Mortification. Acabou se tornando um clássico e produziu músicas que são exigidas até hoje nos shows da banda, como "Northern Storm" e "Peace In The Galaxy".

Mesmo com as dificuldades enfrentadas pela banda, a doença de Steve, mudanças frequentes na formação e inovações em seu estilo, o Mortification se consolidou num posto invejado até hoje. Muitas bandas passaram por coisas menores e cairam. Mas o Mortification, com garra, determinação e sua fé inabalável em Deus, nunca deixou de ser o expoente máximo do Metal Extremo Cristão.

NOTA 4/5

  • Steve Rowe - Bass, Vocals
  • Lincoln Bowen - Guitars
  • Keith Bannister - Drums

Track listing

1. "EnVision EvAngelene" (in 8 parts) (18:49)
i. Musical prelude 1 - Emmaculate Conception
ii. Musical prelude 2 - The Imminent Messiah
iii. Persecuted Quest
iv. The Words at the Supper
v. Angelic Sufferance
vi. Angelic Resurgence
vii. Frustrated Vision
viii. Please Tarry
2. "Northern Storm" (3.40)
3. "Peace in the Galaxy" (4.49)
4. "Jehovah Nissi" (6.01)
5. "Buried into Obscurity" (3.24)
6. "Chapel of Hope" (4.02)
7. "Noah Was a Knower" (3.33)
8. "Crusade for the King" (5.31)

0 comentários: